Saúde e Bem-Estar
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social completo e não como um estado de ausência de doença. Nesse sentido, a escola pode, e deve, para além do seu papel educativo, ser um espaço de promoção de Saúde e Bem-estar para toda a comunidade educativa.
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) constitui-se como um recurso da escola que atua de forma imediata e ativa nos vários espaços e ambientes escolares. As práticas de intervenção e o trabalho colaborativo são os principais promotores da saúde mental e do bem-estar emocional de todos.
A intervenção do SPO articula-se em rede, trabalhando sempre de forma colaborativa com os diferentes intervenientes escolares. Sempre que necessário, são propostos encaminhamentos para serviços especializados, assegurando que cada estudante recebe o apoio mais adequado à sua situação e necessidades.
Este compromisso com o bem-estar e a inclusão tem sido reconhecido: o Colégio Ribadouro foi distinguido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com o selo “Escola SaudávelMente”, pelas boas práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão.
intervindo em áreas como adaptação escolar, dificuldades de aprendizagem, comportamento, desenvolvimento emocional e escolhas vocacionais.
com professores, coordenações e direções pedagógicas, integrando-se ativamente no Plano Anual de Atividades da escola.
para o 9.º ano, apoiando os estudantes na construção dos seus projetos formativos e profissionais, a partir do autoconhecimento e da exploração dos seus interesses e objetivos.
para os 11.º e 12.º anos, com um olhar atento sobre o ensino superior nacional e internacional, incentivando escolhas conscientes e informadas.
promovendo o desenvolvimento contínuo e a partilha de boas práticas.
nado a crianças do Pré-Escolar (4 e 5 anos), que visa a estimulação precoce de competências fundamentais para o ingresso e sucesso no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
no âmbito da Educação Inclusiva, alinhados com o Decreto-Lei n.º 54/2018, que visam garantir a equidade e o sucesso de todos os estudantes.
dos processos de Educação Inclusiva, em estreita articulação com docentes, técnicos externos e famílias, assegurando que cada medida é ajustada à realidade e potencial de cada aluno.
“
O GASA – Gabinete de Apoio à Saúde do Adolescente é um espaço seguro, confidencial e livre de julgamentos, especialmente criado para apoiar os estudantes do ensino secundário com 16 ou mais anos. Dinamizado exclusivamente por médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, este gabinete proporciona um tempo semanal reservado à escuta, ao aconselhamento e ao esclarecimento de dúvidas ligadas à saúde física, emocional e ao desenvolvimento dos adolescentes.
Num ambiente de total respeito e privacidade, os estudantes podem abordar livremente temas que os preocupam, colocar questões ou partilhar inquietações naturais desta fase de crescimento. O acompanhamento é feito por um médico, que fornece informação rigorosa e adaptada, bem como materiais informativos sempre que necessário.
Caso surja uma situação que requeira atenção clínica mais aprofundada, o médico poderá recomendar uma observação pelo médico de família. Nesses casos, o Diretor de Turma é informado para, em articulação com o Encarregado de Educação, garantir o necessário seguimento e apoio.
O GASA é mais do que um serviço – é uma resposta consciente e humanizada à realidade dos jovens de hoje, que coloca a sua saúde e bem-estar no centro da ação educativa.