RibaExperience
O projeto RibaExperience tem como missão proporcionar deslocações a vários pontos do país e ao estrangeiro, com um propósito assumidamente pedagógico. Apostamos em experiências enriquecedoras e diferenciadoras, alargando horizontes, para que os nossos alunos se possam tornar cidadãos do mundo, conhecedores e defensores do Planeta Terra. Organizamos viagens de estudo que articulam os conteúdos curriculares com uma forma inovadora de conceber o ensino, integrando as aprendizagens com as experiências e as vivências do mundo real e quotidiano.
Temos organizado visitas aos EUA, Cracóvia, Berlim, Islândia, Roma, Madrid, Barcelona, Dubai e pelo nosso país de norte a sul, sem esquecer os arquipélagos, procurando que os alunos conheçam os locais, aprendam a respeitar culturas diferentes, visitem outras escolas e universidades, contactem com investigadores nacionais e internacionais e, no fundo, sonhem com um amanhã que caiba nos sonhos do (im)possível.
Em 2023, o Colégio Ribadouro iniciou um projeto especialmente pensado para alunos do 10.º ano de escolaridade: RibaBootcamp – Living School Week
Trata-se de um projeto pioneiro, inspirado no conceito dinamarquês “Højskole” que pretende promover uma experiência social e académica, distanciada do espaço escolar comum, com foco na continuidade e extensão das aprendizagens e, simultaneamente, na promoção de experiências pessoais e sociais de educação para a vida. Em suma, pretende-se despertar competências que consideramos úteis para a formação e desenvolvimento de várias literacias e das Life Management Skills. É um projeto feito à medida das expectativas dos alunos de 10.º ano de escolaridade, repleto de experiências que promovem o desenvolvimento da autonomia pessoal, das competências relacionais e da capacidade de tomada de decisões. Uma experiência que se pretende memorável e transformadora!
Pela sua dimensão humanista, o RibaBootcamp – Living School Week foi distinguido com o selo Ghandi, em 2023.
Organizamos viagens de estudo procurando articular as lógicas curriculares com outra forma de conceber os atos de ensinar e de aprender, integrando as aprendizagens com as experiências e as vivências do mundo real e quotidiano.