Notícias

Literacia Financeira

No âmbito da educação para a cidadania e desenvolvimento, nos passados dias 30 e 31 de outubro, realizaram-se quatro sessões de formação, subordinadas ao tema Inflação, promovidas pelo Departamento de Ciências Exatas, em parceria com o Banco de Portugal. Esta ação foi destinada aos alunos do 12.º ano e teve como principal desígnio promover a literacia financeira dos estudantes do Colégio Ribadouro, que se encontram no seu último ano do Ensino Secundário.

Nesta sessão, foram explorados tópicos como a importância da estabilidade de preços, métodos utilizados pelo Banco Central Europeu (BCE) para definir a estabilidade de preços, formas de medir a inflação, avaliação dos efeitos da inflação no quotidiano, mecanismos utilizados pelo BCE para influenciar a evolução dos preços e impactos das taxas de juro oficiais do BCE nas taxas de juro na economia.

Saliente-se ainda que, com esta atividade, o Colégio Ribadouro associou-se à Semana da Formação Financeira 2023, que decorreu entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, uma iniciativa de âmbito nacional, promovida pelo Banco de Portugal, pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e pelos parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira.

Os alunos participantes fizeram um balanço muito positivo, fruto da pertinência e atualidade do tema, bem como da oportunidade de verem esclarecidas todas as questões que esta matéria, naturalmente, suscita.

Outros Destaques

Ver todos
Notícias

Formação sobre Literacia Financeira

No dia 13 de janeiro, os alunos do ensino secundário dos colégios…

Notícias

Dia dos Mortos

No âmbito da comemoração do Día de los Muertos (Património Imaterial da…